A moda é um movimento coletivo, que para fazer sentido, precisa estar conectado com o todo. Assim nasce o Change2gether, iniciativa que promove marcas com responsabilidade socioambiental.
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Neste Dia do Índio, 19/04, o Shop2gether e a Akra lançam a coleção exclusiva Arara, que tem 40% do lucro revertido às tribos indígenas do Alto Xingu
AKRA COLLECTION
Criada por Samuray Martins, designer que trabalha com artesãos do Peru, Madagascar e Maranhão, a Akra tem peças que contam histórias. A marca tem práticas sustentáveis e de comércio justo, além de valorizar técnicas ancestrais de comunidades brasileiras. Sua nova coleção, à venda com exclusividade em nosso e-shopping, é uma homenagem à Arara-Vermelha e nasceu há cerca de três anos, em uma viagem de Samuray à região do Alto Xingu, na Amazônia. "Quando descobri que a espécie está em extinção por conta da caça e procura pelas penas, pensei em criar peças para conscientizar as pessoas de que nossas riquezas naturais estão desaparecendo", conta ele. "O nome da coleção faz alusão à ave, mas também às suas cores que traduzem o arco-íris e estão representadas no colorido dos itens", completa o designer que irá doar 40% do lucro arrecadado para o Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX), em apoio aos povos originários da região, no Mato Grosso. Ao saber da relação afetiva e ativista da modelo Aline Weber com comunidades indígenas, Samuray imediatamente procurou a top catarinense, que embarcou de corpo e alma no projeto, emprestando seu rosto para ilustrar as fotos da campanha. "Esperamos jogar luz em questões importantes sobre a relação do homem com o meio ambiente e a necessidade de proteção aos animais da nossa fauna. Além disso, o valor arrecadado colabora com ações essenciais que a Aline já faz no Xingu", finaliza. A seguir conheça um pouco mais deste lançamento exclusivo.
Bolsa Orixá Arara Confeccionada em fibra natural, a colheita da matéria-prima é 100% ecológica. Para finalizar o trabalho, são necessárias 180 horas de dedicação de duas artesãs
Bolsa Joy Arara Feita em fibra de palmeira e de buriti, a peça ganha toque divertido com listras coloridas
Bolsa Zulu Utilizando a técnica do crochê e bordados em franja, o modelo é produzido artesanalmente em fibra natural de palmeira Piaçava com superfície texturizada
Bolsa Thayná Arara Feita à mão, em fibra de palmeira de buriti, a peça causa impacto com seus tons vibrantes, inspirados no arco-íris

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Com foco no conceito ecologicamente sustentável de tênis, a TNIN apresenta uma combinação única do clássico estilo Plimsolls de lona europeu com uma estética mais contemporânea.
TNIN + SHOP2GETHER
BE THE CHANGE
Agora, a TNIN chega ao #Change2gether, iniciativa do Shop2gether que promove marcas com responsabilidade socioambiental e é inspiração para a mensagem Be the Change, tema desta collab exclusiva.
Com frases bordadas à mão, os tênis são feitos com lona e borracha 100% recicladas, garrafas PET e palmilhas de EVA Green, material composto por de cana de açúcar.
A produção é baseada na Economia Circular que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo.
Em todo o processo são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.
Os tênis da TNIN também levam a tecnologia Chrome-free (livre de Cromo) que consiste em processar o couro usado em alguns dos modelos, sem o uso da substância, que é tóxica e libera inúmeros agentes poluidores.

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Ao lado do Change2gether, nossa iniciativa para marcas sustentáveis, o marketplace (2)Collab dá destaque para marcas independentes que apostam em matérias-primas inovadoras e que têm como propósito respeitar o meio ambiente.
A seguir, conheça a seleção!
DENISE GERASSI
A marca traz bolsas e acessórios feitos a partir do couro de pirarucu, um dos principais peixes da Amazônia e prato tradicional da região. Todo o manejo é sustentável e controlado pelo Ibama, assim, as peles que são subproduto da indústria pesqueira deixam de ser descartadas e se tornam matéria-prima.
BERLOCA STORE
Desde 2000, a Berloca Store cria e produz bolsas, sapatos, roupas e acessórios a partir de couros naturais, respeitando a nobreza dos materiais e causando o mínimo impacto ambiental possível, transformando o que a natureza oferece, sem desperdício. Os couros “ecofriendly” são sustentáveis e provenientes da indústria alimentícia: possuem certificação do Ibama, recolocando um material que seria descartado de volta ao ciclo da economia.
DONATELA ECO
A marca Donatela Eco nasceu do sonho de produzir peças de forma ética, com produtos e mão de obra local. Assim, bolsas e acessórios são pensados para quem procura consumir de forma consciente, com materiais escolhidos a partir do impacto da fabricação e descarte dos produtos. O vime natural, uma palha abundante em Santa Catarina, é a principal matéria-prima desta produção ética e artesanal, baseada no slow fashion e evitando ao máximo o desperdício.
A-AURORA
A-AURORA é uma marca de acessórios brasileira que nasceu com objetivo de unir moda, arte e política, além de ser uma declaração pela cultura brasileira. Com sapatos de produção consciente, em baixa escala, artesanal e com materiais de qualidade e certificados, também são produzidos e feitos no Brasil valorizando a cultura nacional e produção nacional.

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Após intensa busca por todo território nacional para criar uma rede entre artesãos brasileiros e marcas de moda, o designer goiano radicado na Bélgica Samuray Martins encontrou em comunidades do nordeste a criatividade e originalidade para criar o Projeto Akra, que anos depois, levou ao nascimento da Akra Collection, marca de acessórios feitos à mão com materiais de origem natural.
SUSTENTABILIDADE
“A iniciativa nasceu primeiramente para resgatar o trabalho ancestral brasileiro", diz Samuray, que hoje capacita e emprega 150 artesãos do Maranhão e Bahia. Diretamente dos estados do Maranhão e da Bahia, o Projeto Akra visa fomentar essa rede de artesãos, em busca de levar renda, emprego e capacitação para as regiões em que o projeto está presente.

Em parceria com designer, o trabalho é feito pelas mãos e mentes de artesãos do nordeste brasileiro, que emprestam seu talento para a criação de bolsas, acessórios e itens de homewear elaborados a partir das fibras de buriti e piaçava. “Eu busco, na verdade, sempre valorizar e dar visibilidade ao trabalho deles, antes do meu. Porque não sou eu quem tem a técnica, não sou eu quem extrai os produtos, são eles", afirma Samuray.

Com aproximadamente 53 mil habitantes, Tutóia, município da região dos Lençóis Maranhenses, foi a cidade em que Projeto Akra nasceu e também abriga a sua sede.

Hoje o projeto inclui as comunidades de Vista Alegre, Santo Antônio, Curralinho e Paulino Neves, além de Barreirinhas, município maranhense, que concentra artesãos ativos que vivem em comunidades ribeirinhas como a de Marcelino com acesso a partir do Rio Preguiça - e de Manoelzinho, especialistas na técnica do macramê. No estado da Bahia, os municípios de Mata de São João, Entre Rios e Itanagra reúnem artesãos que adotam as técnicas do trançado do tupinambá, herança dos índios Tupinambás, a partir da palha de piaçava.

Sobre o Slow Fabric, que faz parte do DNA do Projeto Akra, Samuray diz: “não adianta querer acelerar o processo de fabricação. O produto tem um tempo de produção que está dentro de um processo que é mais interessante para natureza, sendo o mais natural".

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SHOP2GETHER agora é um dos apoiadores do #TOGETHERBAND, movimento global que visa criar uma comunidade em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Para incentivar as pessoas a fazer essa escolha, a marca britânica sustentável Bottletop criou as #TOGETHERBANDs - 17 braceletes de cores diferentes, cada uma representando um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como erradicar a fome no mundo e alcançar a igualde de gêneros.


Ao escolher um dos objetivos globais para apoiar, você recebe duas pulseiras: uma para si e outra para compartilhar a mensagem escolhida com uma pessoa - elas estão disponíveis em dois tamanhos, um mini e um clássico. O valor arrecadado com a venda das pulseiras será usado para financiar projetos ligados a cada um dos 17 objetivos da ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos anos, até 2030. 100% dos recursos da campanha destinam-se à conscientização sobre os objetivos e ao apoio a projetos de base que promovam o avanço destas metas.
Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

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Criada pelo empresário Rodrigo Doxandabarat em parceria com os irmãos Anderson Presoto e Álvaro Oviedo, a Dotz se baseia em quatro pilares fundamentais: sustentabilidade, cooperação, colaboração e gerenciamento. A marca, que participou da terceira edição do projeto de Novos Designers, tem objetivo de promover um ecossistema de negócios alternativos e conectar pessoas a ideias para criar oportunidades de trabalho.


Procuramos manter em equilíbrio a expectativa, a contribuição e os benefícios de cada uma das partes, o que é essencial para a operação do sistema. A consistência é a espinha dorsal do que fazemos" afirma Álvaro, um dos fundadores da Dotz. A label acredita que iniciativas que podem parecer pequenas são fundamentais para mudanças efetivas no modelo de negócios atual; e promover ações sustentáveis são de suma importância para reduzir o impacto negativo das empresas sobre o meio ambiente.
A Dotz trabalha elementos sustentáveis em toda a sua cadeia de desenvolvimento de produtos. A produção de algodão agroecológico é feita por pequenos agricultores familiares na Paraíba, em parceria com a EMATER e EMBRAPA. As embalagens da marca são fabricadas com lixo doméstico reciclado (escova de dentes, barbeador, creme dental, etc); as tags são feitas com descartes de produção e a coleção para o Shop2gether foi desenvolvida com matérias de upcycling.
Trabalhando em cooperação com associações, parte da produção da marca é feita por mulheres em situação de risco. Na Rede de Costura Solidária, por exemplo, as colaboradoras são responsáveis pela costura dos sapatos e passaram por um treinamento de ano e meio de capacitação.
A Dotz
é o fruto artesanal da parceria entre artesãos e artistas. As estampas dos sapatos são feitas por designers, marcas e instituições; funcionando como crowdsourcing - e para cada par de sapato vendido, os colaboradores recebem uma parcela de royalties. Barbara Hulaniki, Laurence Maneron Dupin, Cecília Reynal e Marina Saleme são alguns nomes que já colaboraram com a label.

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Nascida em Brasília, descendente de uma família natural de Tiros, cidade mineira que é referência em diamantes, Cristina Pessoa cresceu inserida no universo das pedras preciosas. Após uma temporada estudando arte e joalheira na Europa, decidiu enveredar de vez no métier. Em 2010, abriu sua pop-up store homônima no Quadrado, em Trancoso, Bahia, e ganhou fama com o colar com o pingente do contorno da igrejinha de Trancoso. É neste destination que o SHOP2GETHER desembarca dez marcas de seu portfólio exclusivo no litoral baiano.
Cristina Pessoa define sua consciência ética com a simplicidade do design artesanal e de alta qualidade. Suas criações, que levam pedras preciosas brasileiras, flertam com os universos da arte e arquitetura. Mostrando o quão nobre pode ser o reaproveitamento de matérias-primas, o ouro e a prata são reutilizados, enquanto as pedras fazem parte do acervo da joalheira e dos próprios clientes, que podem trocar joias antigas da marca por novos modelos.
ECOCHANGE
Batizado de experiência Ecochange, esta ação funciona como um processo de upcycling. Os itens antigos são derretidos e passam por um processo de purificação até se transformarem em novas joias. (O serviço está disponível somente no Showroom da marca, em São Paulo).
GIVERNY
O jardim florido e colorido da obra Giverny de Monet serviu como fio condutor para a coleção que leva o nome da cidade francesa. Turmalinas e topázios mimetizam os tons da natureza bucólica pinceladas pelo pintor.
INFINITO
Natural e sofisticada, a linha infinito transmite fluidez e funcionalidade, com linhas orgânicas e desenho minimalista. Silvina, ceramista local de Trancoso, é quem representa simboliza a essência das criações.
LE SOLEIL D'ÉTÉ
A leveza do mar foi inspiração para criação em parceria com a marca Le Soleil D'été. Anéis e pingentes imitam elementos do universo náutico e da natureza, como o barquinho e o sol.

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Fundada em 1989 por Oskar Metsavaht, a Osklen une design, arte e sustentabilidade em seu universo criativo. Mais do que moda, a label carioca inspira um lifestyle definido pelo equilíbrio de uma vida urbana integrada à natureza - e pilares como o orgânico e tecnológico, local e global, luxo e simplicidade se complementam em seu ecossisstema.
SUSTENTABILIDADE
O start das iniciativas sustentáveis começou em 1999, quando a empresa lançou a primeira camiseta de algodão orgânico. Desde então, a Osklen tem se comprometido com atitudes socioambientais, investindo em estilo autoral, design, tecnologia e uso de matérias-primas inovadoras. "Uma marca é identificada como sendo de luxo por lidar com valores considerados nobres. E não dá para ter nobreza sem consciência socioambiental", afirma Oskar, que também é diretor criativo da label.
INSITUTO-E
Fundado e presidido por Metsavaht desde 2007, o Instituto-e (IE) desenvolve e implementa projetos inspirados pelo conceito dos 6 Es: earth, environment, energy, education, empowerment e economics (em português, terra, meio ambiente, energia, educação, empoderamento e economia) – com o objetivo de ajudar a promover o Brasil como país da sustentabilidade por meio de pensamento criativo e iniciativas da marca.
E-FABRICS
Os e-fabrics são as matérias-primas utilizadas pela Osklen. Elas são de origem reciclada, orgânica, natural e artesanal, desenvolvidas por comunidades, cooperativas ou por grupos industriais. Entre os principais materiais destacam-se: a malha PET, composta por fibras de algodão e poliéster retiradas de embalagens PET recicladas; as malhas recicladas, feitas a partir de fibras de fio de algodão reutilizadas e a seda orgânica, feita de rejeitos tradicionais de fábrica. Esses e-fabrics também são tingidos naturalmente, sem poluir o ambiente.
PELE DE PIRARUCU
A pele de pirarucu é uma das principais matérias-primas da Osklen. O peixe de água doce é consumido por um grande número de brasileiros no norte do país - e sua pele era descartada gerando poluição biológica. A marca reverteu esse problema, encontrando propósito para esse insumo: usando-a como material nobre. Todo o processo é feito de maneira social, econômica e ambientalmente sustentável. Até o momento, mais de 12 mil famílias de artesãos, pequenos agricultores e pescadores foram beneficiados pelos projetos desenvolvidos pela Osklen e pelo Instituto-E.
ASAP
As Soon As Possible ou ASAP é um conceito que vem norteando as iniciativas da marca desde 89, e traz a urgência de agir da maneira mais sustentável possível no nosso dia a dia e um chamado para a adoção de práticas mais conscientes na moda. A cada coleção o time de inovação e estilo da Osklen vem aumentando a participação das matérias-primas sustentáveis e a colaboração de comunidades no desenvolvimento das peças, para o menor impacto socioambiental possível. O projeto reforça o compromisso da label em criar um tipo de moda guiada pelo desenvolvimento sustentável!

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Criada por Márcia Kemp, a Nannacay é mais que uma marca de moda: é um projeto de desenvolvimento social. A label, que trabalha em parceria com artesãos do Brasil, Peru e Equador, começou com 13 colaboradores e hoje conta com uma rede composta por cerca de 305 famílias espalhadas pela América do Sul. São bolsas e objetos com raízes tribais que refletem o colorido, o desenho e formas vibrantes dos países que inspiram a diretora criativa. Handmade e despojadas, as peças são únicas, já que um modelo nunca é igual ao outro.
Creative Hands Transforming Lives: com suas bolsas artesanais e cheias de cor, a Nannacay auxilia artesãos a desenvolverem seus potenciais criativos e o de suas comunidades, servindo como uma ponte entre aqueles que precisam de ajuda e aqueles que podem ajudar. A marca auxilia indiretamente mais de 1.000 famílias e beneficia pessoas que vivem em locais remotos, inóspitos e presídios.
A Nannacay foi a primeira marca brasileira a receber a certificação Eco-Age Brandmark em reconhecimento ao seu trabalho com artesãos sul-americanos por apoiar o empreendedorismo, a preservação de culturas e o aprimoramento de comunidades através do comércio justo.
Segundo Márcia, o insight para a criação da marca surgiu após seu contato com uma tribo Massai, durante uma viagem pela África: “Sempre fui muito curiosa e tive interesse por novas culturas, tradições e pessoas desde pequena. Conheci peças de artesanato lindas e pensei que o que eu via precisava ser compartilhado com outras pessoas pelo mundo", revela. Todo o desenvolvimento, padronagem de cores e controle de qualidade é coordenado por ela.
Junco, toquilla e algodão compõem a cartela de matérias-primas principais da Nannacay. Cada matéria é originária de um país onde a marca desenvolve sua rede de artesãos e a escolha se dá através de uma vasta pesquisa e identificação de grupos com potencial criativo. O processo de desenvolvimento dos produto acontece por aproximadamente 1 ano até chegar ao cliente final.
Intitulada Kodama, a nova coleção da marca é inspirada numa lenda do folclore japonês. A história oriental conta sobre espíritos que vivem em árvores e partilham a sua sabedoria com aqueles com os quais são capazes de se comunicar. A palavra Kodama também pode significar eco, e vai totalmente de encontro com o que a Nannacay acredita e fomenta com os seus produtos e a sua rede de artesãos espalhadas pelo mundo.
Sucesso fora do Brasil, a marca conquistou famosas como a cantora norte-americana Beyoncé. Descubra quem são os nomes que usam a marca.

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A VERT é uma marca franco-brasileira criada pelos franceses e amigos de infância François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp. Com design parisiense e matéria-prima e fabricação 100% brasileira, seus tênis são feitos de lona de algodão orgânico e borracha nativa da Amazônia. O objetivo é criar calçados de design clean e urbano, buscando sempre um impacto positivo na parte social e ambiental da cadeia produtiva. Nos tecidos e cadarços, é usado algodão orgânico cultivado por agricultores familiares do nordeste brasileiro. Nas solas, borracha nativa da Amazônia, comprada de seringueiros do Acre dentro das regras do comércio justo. As malhas são fabricadas a partir de garrafas plásticas recicladas. Para 2019, 40% da coleção é vegana.
A seguir, conheça mais sobre as matérias-primas e processo de produção.
Mais técnico e mais macio que a lona de algodão orgânico, o Hexamesh é uma solução feita de 70% de algodão orgânico e 30% de garrafas plásticas recicladas. Já o B-Mesh é 100% feito de poliéster reciclado, se transformando em um tecido que facilita a transpiração e é resistente à água.
Já o C.W.L é um material de origem biológica, desenvolvido por uma empresa italiana e produzido a partir de de restos de milho da indústria alimentícia. Biodegradável, o material é uma alternativa vegana ao couro, principalmente por sua aparência.
Trabalhando o conceito de upcycling, a marca tem projeto para estender a vida de materiais que comumente são descartados, reciclando e criando novos tecidos para as próximas coleções. São eles: algodão coletado do descarte de tecidos da indústria têxtil, juta reciclada e poliéster reciclado.
No solado dos tênis, mais inovações e responsabilidade socioambiental. A borracha nativa da floresta amazônica é coletada pelos seringueiros locais e processada sem intermediários. Assim o produto já sai semi acabado, gerando melhor rendimento aos trabalhadores que são incentivados a proteger a floresta contra o desmatamento.
Em parceria com a Vert, o Shop2gether foi escolhido para anunciar uma grande novidade: o clássico modelo V10 agora tem versão em "couro" vegano desenvolvido com CWL. Conheça mais sobre o tênis abaixo.
1 O tênis unissex V10 é uma celebração aos 10 anos do projeto VERT e seu envolvimento com a Amazônia.
2 Produzido em CWL, ele possui cabedal em laminado vegano produzido à base de resíduos de milho.
3 Algodão orgânico é usado para os cadarços e para o forro interno, que leva ainda poliéster reciclado de garrafas PET.
4 A palmilha de EVA expandido é feita a partir de borracha natural da Amazônia e revestida de algodão orgânico.
5 Sola produzida com borracha nativa da Amazônia, comprada de seringueiros sob as regras do comércio justo.

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