A moda é um movimento coletivo, que para fazer sentido, precisa estar conectado com o todo. Assim nasce
o Change2gether, iniciativa que promove marcas com responsabilidade socioambiental.
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TNIN + SHOP2GETHER
BE THE CHANGE
Agora, a TNIN chega ao #Change2gether, iniciativa do Shop2gether que promove marcas com responsabilidade socioambiental e é inspiração para a mensagem Be the Change, tema desta collab exclusiva.
BE THE CHANGE
Agora, a TNIN chega ao #Change2gether, iniciativa do Shop2gether que promove marcas com responsabilidade socioambiental e é inspiração para a mensagem Be the Change, tema desta collab exclusiva.

Com frases bordadas à mão, os tênis são feitos com lona e borracha 100% recicladas, garrafas PET e palmilhas de EVA Green, material composto por de cana de açúcar.

A produção é baseada na Economia Circular que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo.

Em todo o processo são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.

Os tênis da TNIN também levam a tecnologia Chrome-free (livre de Cromo) que consiste em processar o couro usado em alguns dos modelos, sem o uso da substância, que é tóxica e libera inúmeros agentes poluidores.
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A seguir, conheça a seleção!

DENISE GERASSI
A marca traz bolsas e acessórios feitos a partir do couro de pirarucu, um dos principais peixes da Amazônia e prato tradicional da região. Todo o manejo é sustentável e controlado pelo Ibama, assim, as peles que são subproduto da indústria pesqueira deixam de ser descartadas e se tornam matéria-prima.
A marca traz bolsas e acessórios feitos a partir do couro de pirarucu, um dos principais peixes da Amazônia e prato tradicional da região. Todo o manejo é sustentável e controlado pelo Ibama, assim, as peles que são subproduto da indústria pesqueira deixam de ser descartadas e se tornam matéria-prima.

BERLOCA STORE
Desde 2000, a Berloca Store cria e produz bolsas, sapatos, roupas e acessórios a partir de couros naturais, respeitando a nobreza dos materiais e causando o mínimo impacto ambiental possível, transformando o que a natureza oferece, sem desperdício. Os couros “ecofriendly” são sustentáveis e provenientes da indústria alimentícia: possuem certificação do Ibama, recolocando um material que seria descartado de volta ao ciclo da economia.
Desde 2000, a Berloca Store cria e produz bolsas, sapatos, roupas e acessórios a partir de couros naturais, respeitando a nobreza dos materiais e causando o mínimo impacto ambiental possível, transformando o que a natureza oferece, sem desperdício. Os couros “ecofriendly” são sustentáveis e provenientes da indústria alimentícia: possuem certificação do Ibama, recolocando um material que seria descartado de volta ao ciclo da economia.

DONATELA ECO
A marca Donatela Eco nasceu do sonho de produzir peças de forma ética, com produtos e mão de obra local. Assim, bolsas e acessórios são pensados para quem procura consumir de forma consciente, com materiais escolhidos a partir do impacto da fabricação e descarte dos produtos. O vime natural, uma palha abundante em Santa Catarina, é a principal matéria-prima desta produção ética e artesanal, baseada no slow fashion e evitando ao máximo o desperdício.
A marca Donatela Eco nasceu do sonho de produzir peças de forma ética, com produtos e mão de obra local. Assim, bolsas e acessórios são pensados para quem procura consumir de forma consciente, com materiais escolhidos a partir do impacto da fabricação e descarte dos produtos. O vime natural, uma palha abundante em Santa Catarina, é a principal matéria-prima desta produção ética e artesanal, baseada no slow fashion e evitando ao máximo o desperdício.

A-AURORA
A-AURORA é uma marca de acessórios brasileira que nasceu com objetivo de unir moda, arte e política, além de ser uma declaração pela cultura brasileira. Com sapatos de produção consciente, em baixa escala, artesanal e com materiais de qualidade e certificados, também são produzidos e feitos no Brasil valorizando a cultura nacional e produção nacional.
A-AURORA é uma marca de acessórios brasileira que nasceu com objetivo de unir moda, arte e política, além de ser uma declaração pela cultura brasileira. Com sapatos de produção consciente, em baixa escala, artesanal e com materiais de qualidade e certificados, também são produzidos e feitos no Brasil valorizando a cultura nacional e produção nacional.
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SUSTENTABILIDADE
“A iniciativa nasceu primeiramente para resgatar o trabalho ancestral brasileiro", diz Samuray, que hoje capacita e emprega 150 artesãos do Maranhão e Bahia. Diretamente dos estados do Maranhão e da Bahia, o Projeto Akra visa fomentar essa rede de artesãos, em busca de levar renda, emprego e capacitação para as regiões em que o projeto está presente.
“A iniciativa nasceu primeiramente para resgatar o trabalho ancestral brasileiro", diz Samuray, que hoje capacita e emprega 150 artesãos do Maranhão e Bahia. Diretamente dos estados do Maranhão e da Bahia, o Projeto Akra visa fomentar essa rede de artesãos, em busca de levar renda, emprego e capacitação para as regiões em que o projeto está presente.

Em parceria com designer, o trabalho é feito pelas mãos e mentes de artesãos do nordeste brasileiro, que emprestam seu talento para a criação de bolsas, acessórios e itens de homewear elaborados a partir das fibras de buriti e piaçava. “Eu busco, na verdade, sempre valorizar e dar visibilidade ao trabalho deles, antes do meu. Porque não sou eu quem tem a técnica, não sou eu quem extrai os produtos, são eles", afirma Samuray.

Com aproximadamente 53 mil habitantes, Tutóia, município da região dos Lençóis Maranhenses, foi a cidade em que Projeto Akra nasceu e também abriga a sua sede.

Hoje o projeto inclui as comunidades de Vista Alegre, Santo Antônio, Curralinho e Paulino Neves, além de Barreirinhas, município maranhense, que concentra artesãos ativos que vivem em comunidades ribeirinhas como a de Marcelino com acesso a partir do Rio Preguiça - e de Manoelzinho, especialistas na técnica do macramê. No estado da Bahia, os municípios de Mata de São João, Entre Rios e Itanagra reúnem artesãos que adotam as técnicas do trançado do tupinambá, herança dos índios Tupinambás, a partir da palha de piaçava.

Sobre o Slow Fabric, que faz parte do DNA do Projeto Akra, Samuray diz: “não adianta querer acelerar o processo de fabricação. O produto tem um tempo de produção que está dentro de um processo que é mais interessante para natureza, sendo o mais natural".
Feminino

Ao escolher um dos objetivos globais para apoiar, você recebe duas pulseiras: uma para si e outra para
compartilhar a mensagem escolhida com uma pessoa - elas estão disponíveis em dois tamanhos, um mini e um
clássico. O valor arrecadado com a venda das pulseiras será usado para financiar projetos ligados a cada
um dos 17 objetivos da ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos
anos, até 2030. 100% dos recursos da campanha destinam-se à conscientização sobre os objetivos e ao
apoio a projetos de base que promovam o avanço destas metas.

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia
para todos
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e
sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e
sustentáveis
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o
desenvolvimento sustentável
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável,
proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e
inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável


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Procuramos manter em equilíbrio a expectativa, a contribuição e os benefícios de cada uma das
partes, o que é essencial para a operação do sistema. A consistência é a espinha dorsal do que
fazemos" afirma Álvaro, um dos fundadores da Dotz. A label acredita que iniciativas que podem
parecer pequenas são fundamentais para mudanças efetivas no modelo de negócios atual; e promover
ações sustentáveis são de suma importância para reduzir o impacto negativo das empresas sobre o
meio ambiente.

A Dotz trabalha elementos sustentáveis em toda a sua cadeia de desenvolvimento de produtos. A
produção de algodão agroecológico é feita por pequenos agricultores familiares na Paraíba, em
parceria com a EMATER e EMBRAPA. As embalagens da marca são fabricadas com lixo doméstico
reciclado (escova de dentes, barbeador, creme dental, etc); as tags são feitas com descartes de
produção e a coleção para o Shop2gether foi desenvolvida com matérias de upcycling.

Trabalhando em cooperação com associações, parte da produção da marca é feita por mulheres em
situação de risco. Na Rede de Costura Solidária, por exemplo, as colaboradoras são responsáveis
pela costura dos sapatos e passaram por um treinamento de ano e meio de capacitação.

A Dotz
é o fruto artesanal da parceria entre artesãos e artistas. As estampas dos sapatos são feitas por designers, marcas e instituições; funcionando como crowdsourcing - e para cada par de sapato vendido, os colaboradores recebem uma parcela de royalties. Barbara Hulaniki, Laurence Maneron Dupin, Cecília Reynal e Marina Saleme são alguns nomes que já colaboraram com a label.
é o fruto artesanal da parceria entre artesãos e artistas. As estampas dos sapatos são feitas por designers, marcas e instituições; funcionando como crowdsourcing - e para cada par de sapato vendido, os colaboradores recebem uma parcela de royalties. Barbara Hulaniki, Laurence Maneron Dupin, Cecília Reynal e Marina Saleme são alguns nomes que já colaboraram com a label.
Feminino
Masculino

Cristina Pessoa define sua consciência ética com a simplicidade do design artesanal e de alta qualidade.
Suas criações, que levam pedras preciosas brasileiras, flertam com os universos da arte e arquitetura.
Mostrando o quão nobre pode ser o reaproveitamento de matérias-primas, o ouro e a prata são
reutilizados, enquanto as pedras fazem parte do acervo da joalheira e dos próprios clientes, que podem
trocar joias antigas da marca por novos modelos.

ECOCHANGE
Batizado de experiência Ecochange, esta ação funciona como um processo de upcycling. Os itens antigos são derretidos e passam por um processo de purificação até se transformarem em novas joias. (O serviço está disponível somente no Showroom da marca, em São Paulo).
Batizado de experiência Ecochange, esta ação funciona como um processo de upcycling. Os itens antigos são derretidos e passam por um processo de purificação até se transformarem em novas joias. (O serviço está disponível somente no Showroom da marca, em São Paulo).

GIVERNY
O jardim florido e colorido da obra Giverny de Monet serviu como fio condutor para a coleção que leva o nome da cidade francesa. Turmalinas e topázios mimetizam os tons da natureza bucólica pinceladas pelo pintor.
O jardim florido e colorido da obra Giverny de Monet serviu como fio condutor para a coleção que leva o nome da cidade francesa. Turmalinas e topázios mimetizam os tons da natureza bucólica pinceladas pelo pintor.

INFINITO
Natural e sofisticada, a linha infinito transmite fluidez e funcionalidade, com linhas orgânicas e desenho minimalista. Silvina, ceramista local de Trancoso, é quem representa simboliza a essência das criações.
Natural e sofisticada, a linha infinito transmite fluidez e funcionalidade, com linhas orgânicas e desenho minimalista. Silvina, ceramista local de Trancoso, é quem representa simboliza a essência das criações.

LE SOLEIL D'ÉTÉ
A leveza do mar foi inspiração para criação em parceria com a marca Le Soleil D'été. Anéis e pingentes imitam elementos do universo náutico e da natureza, como o barquinho e o sol.
A leveza do mar foi inspiração para criação em parceria com a marca Le Soleil D'été. Anéis e pingentes imitam elementos do universo náutico e da natureza, como o barquinho e o sol.
Feminino
SUSTENTABILIDADE
O start das iniciativas sustentáveis começou em 1999, quando a empresa lançou a primeira camiseta de algodão orgânico. Desde então, a Osklen tem se comprometido com atitudes socioambientais, investindo em estilo autoral, design, tecnologia e uso de matérias-primas inovadoras. "Uma marca é identificada como sendo de luxo por lidar com valores considerados nobres. E não dá para ter nobreza sem consciência socioambiental", afirma Oskar, que também é diretor criativo da label.
O start das iniciativas sustentáveis começou em 1999, quando a empresa lançou a primeira camiseta de algodão orgânico. Desde então, a Osklen tem se comprometido com atitudes socioambientais, investindo em estilo autoral, design, tecnologia e uso de matérias-primas inovadoras. "Uma marca é identificada como sendo de luxo por lidar com valores considerados nobres. E não dá para ter nobreza sem consciência socioambiental", afirma Oskar, que também é diretor criativo da label.

INSITUTO-E
Fundado e presidido por Metsavaht desde 2007, o Instituto-e (IE) desenvolve e implementa projetos inspirados pelo conceito dos 6 Es: earth, environment, energy, education, empowerment e economics (em português, terra, meio ambiente, energia, educação, empoderamento e economia) – com o objetivo de ajudar a promover o Brasil como país da sustentabilidade por meio de pensamento criativo e iniciativas da marca.
Fundado e presidido por Metsavaht desde 2007, o Instituto-e (IE) desenvolve e implementa projetos inspirados pelo conceito dos 6 Es: earth, environment, energy, education, empowerment e economics (em português, terra, meio ambiente, energia, educação, empoderamento e economia) – com o objetivo de ajudar a promover o Brasil como país da sustentabilidade por meio de pensamento criativo e iniciativas da marca.

E-FABRICS
Os e-fabrics são as matérias-primas utilizadas pela Osklen. Elas são de origem reciclada, orgânica, natural e artesanal, desenvolvidas por comunidades, cooperativas ou por grupos industriais. Entre os principais materiais destacam-se: a malha PET, composta por fibras de algodão e poliéster retiradas de embalagens PET recicladas; as malhas recicladas, feitas a partir de fibras de fio de algodão reutilizadas e a seda orgânica, feita de rejeitos tradicionais de fábrica. Esses e-fabrics também são tingidos naturalmente, sem poluir o ambiente.
Os e-fabrics são as matérias-primas utilizadas pela Osklen. Elas são de origem reciclada, orgânica, natural e artesanal, desenvolvidas por comunidades, cooperativas ou por grupos industriais. Entre os principais materiais destacam-se: a malha PET, composta por fibras de algodão e poliéster retiradas de embalagens PET recicladas; as malhas recicladas, feitas a partir de fibras de fio de algodão reutilizadas e a seda orgânica, feita de rejeitos tradicionais de fábrica. Esses e-fabrics também são tingidos naturalmente, sem poluir o ambiente.

PELE DE PIRARUCU
A pele de pirarucu é uma das principais matérias-primas da Osklen. O peixe de água doce é consumido por um grande número de brasileiros no norte do país - e sua pele era descartada gerando poluição biológica. A marca reverteu esse problema, encontrando propósito para esse insumo: usando-a como material nobre. Todo o processo é feito de maneira social, econômica e ambientalmente sustentável. Até o momento, mais de 12 mil famílias de artesãos, pequenos agricultores e pescadores foram beneficiados pelos projetos desenvolvidos pela Osklen e pelo Instituto-E.
A pele de pirarucu é uma das principais matérias-primas da Osklen. O peixe de água doce é consumido por um grande número de brasileiros no norte do país - e sua pele era descartada gerando poluição biológica. A marca reverteu esse problema, encontrando propósito para esse insumo: usando-a como material nobre. Todo o processo é feito de maneira social, econômica e ambientalmente sustentável. Até o momento, mais de 12 mil famílias de artesãos, pequenos agricultores e pescadores foram beneficiados pelos projetos desenvolvidos pela Osklen e pelo Instituto-E.

ASAP
As Soon As Possible ou ASAP é um conceito que vem norteando as iniciativas da marca desde 89, e traz a urgência de agir da maneira mais sustentável possível no nosso dia a dia e um chamado para a adoção de práticas mais conscientes na moda. A cada coleção o time de inovação e estilo da Osklen vem aumentando a participação das matérias-primas sustentáveis e a colaboração de comunidades no desenvolvimento das peças, para o menor impacto socioambiental possível. O projeto reforça o compromisso da label em criar um tipo de moda guiada pelo desenvolvimento sustentável!
As Soon As Possible ou ASAP é um conceito que vem norteando as iniciativas da marca desde 89, e traz a urgência de agir da maneira mais sustentável possível no nosso dia a dia e um chamado para a adoção de práticas mais conscientes na moda. A cada coleção o time de inovação e estilo da Osklen vem aumentando a participação das matérias-primas sustentáveis e a colaboração de comunidades no desenvolvimento das peças, para o menor impacto socioambiental possível. O projeto reforça o compromisso da label em criar um tipo de moda guiada pelo desenvolvimento sustentável!
Feminino
Masculino
Creative Hands Transforming Lives: com suas bolsas artesanais e cheias de cor, a Nannacay auxilia
artesãos a desenvolverem seus potenciais criativos e o de suas comunidades, servindo como uma ponte
entre aqueles que precisam de ajuda e aqueles que podem ajudar. A marca auxilia indiretamente mais de
1.000 famílias e beneficia pessoas que vivem em locais remotos, inóspitos e presídios.

A Nannacay foi a primeira marca brasileira a receber a certificação Eco-Age Brandmark em
reconhecimento ao seu trabalho com artesãos sul-americanos por apoiar o empreendedorismo, a
preservação de culturas e o aprimoramento de comunidades através do comércio justo.

Segundo Márcia, o insight para a criação da marca surgiu após seu contato com uma tribo Massai,
durante uma viagem pela África: “Sempre fui muito curiosa e tive interesse por novas culturas,
tradições e pessoas desde pequena. Conheci peças de artesanato lindas e pensei que o que eu via
precisava ser compartilhado com outras pessoas pelo mundo", revela. Todo o desenvolvimento,
padronagem de cores e controle de qualidade é coordenado por ela.

Junco, toquilla e algodão compõem a cartela de matérias-primas principais da Nannacay. Cada
matéria é originária de um país onde a marca desenvolve sua rede de artesãos e a escolha se dá
através de uma vasta pesquisa e identificação de grupos com potencial criativo. O processo de
desenvolvimento dos produto acontece por aproximadamente 1 ano até chegar ao cliente final.

Intitulada Kodama, a nova coleção da marca é inspirada numa lenda do folclore japonês. A
história oriental conta sobre espíritos que vivem em árvores e partilham a sua sabedoria com
aqueles com os quais são capazes de se comunicar. A palavra Kodama também pode significar eco, e
vai totalmente de encontro com o que a Nannacay acredita e fomenta com os seus produtos e a sua
rede de artesãos espalhadas pelo mundo.
Sucesso fora do Brasil, a marca conquistou famosas como a cantora norte-americana Beyoncé. Descubra quem
são os nomes que usam a marca.

Confira todos os produtos
A seguir, conheça mais sobre as matérias-primas e processo de produção.

Mais técnico e mais macio que a lona de algodão orgânico, o Hexamesh é uma solução feita de 70%
de algodão orgânico e 30% de garrafas plásticas recicladas. Já o B-Mesh é 100% feito de
poliéster reciclado, se transformando em um tecido que facilita a transpiração e é resistente à
água.

Já o C.W.L é um material de origem biológica, desenvolvido por uma empresa italiana e produzido
a partir de de restos de milho da indústria alimentícia. Biodegradável, o material é uma
alternativa vegana ao couro, principalmente por sua aparência.

Trabalhando o conceito de upcycling, a marca tem projeto para estender a vida de materiais que
comumente são descartados, reciclando e criando novos tecidos para as próximas coleções. São
eles: algodão coletado do descarte de tecidos da indústria têxtil, juta reciclada e poliéster
reciclado.

No solado dos tênis, mais inovações e responsabilidade socioambiental. A borracha nativa da
floresta amazônica é coletada pelos seringueiros locais e processada sem intermediários. Assim o
produto já sai semi acabado, gerando melhor rendimento aos trabalhadores que são incentivados a
proteger a floresta contra o desmatamento.
Em parceria com a Vert, o Shop2gether foi escolhido para anunciar uma grande novidade: o clássico modelo
V10 agora tem versão em "couro" vegano desenvolvido com CWL. Conheça mais sobre o tênis abaixo.


1 O tênis unissex V10 é uma celebração aos 10 anos do projeto VERT e
seu envolvimento com a Amazônia.
2 Produzido em CWL, ele possui cabedal em laminado vegano produzido à
base de resíduos de milho.
3 Algodão orgânico é usado para os cadarços e para o forro interno,
que leva ainda poliéster reciclado de garrafas PET.
4 A palmilha de EVA expandido é feita a partir de borracha natural da
Amazônia e revestida de algodão orgânico.
5 Sola produzida com borracha nativa da Amazônia, comprada de
seringueiros sob as regras do comércio justo.